PESQUISE AQUI

Contador de visitas

terça-feira, 11 de agosto de 2009

SONDAS PODERÃO TROCAR DE HARDWARE NO ESPAÇO

No universo das máquinas espaciais, um upgrade em plena missão era algo inalcançável até o prenúncio do “laptop voador”, uma sonda do pesquisador Toshinori Kuwahara, da Universidade de Stuttgart, na Alemanha.
A sonda, ou “embarcação”, deve ser uma espécie de sistema hospedeiro de câmeras, receptores de GPS, localizadores de estrelas, radares, imageadores multiespectrais e infravemelhos termais.

Por meio do invento, segundo o cientista do Instituto de Sistemas Espaciais da instituição de ensino, será possível reconfigurar inteiramente o hardware quando ele estiver no espaço.
O diferencial é que será construído com o melhor microprocessador possível para multitarefas, usando microchips chamados de field programmable gate array (FPGA), segundo a descrição do projeto, que foi reproduzido pela New Scientist.
Os circuitos FPGA devem ganhar uma proteção especial contra partículas de raios cósmicos que podem interferir nos dados digitais e causar erros de programação.
A nova sonda, que tem previsão de lançamento para 2012, segundo o criador, deve servir para várias pesquisas ao mesmo tempo, diminuindo os custos das missões. As máquinas convencionais costumam fazer uma ou duas operações.

Nenhum comentário:

PAISES VISITANTES

free counters