PESQUISE AQUI

Contador de visitas

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Operadora de TV paga vai pegar sinal aberto digital, diz coluna

A alta definição dos canais abertos TV digital brasileira vai integrar o pacote de canais da antena Sky, o que representa um marco na história da operadora, que é a segunda maior do país.
A informação está na coluna Outro Canal, assinada pelo jornalista Daniel Castro, desta quinta-feira (6). A
íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL.
De acordo com a coluna, como o sinal da Sky trafega via satélite, a operadora não tem obrigação de carregar as emissoras abertas. No entanto, 67% dos assinantes de TV paga assistem a canais abertos.
A partir da semana que vem, a Sky vai oferecer uma caixa para conexão com o decodificador HD, cuja função será captar todos os sinais digitais da região. O espectador poderá assistir, por exemplo, a novela das oito em alta definição.
Segundo o colunista, o serviço deve gerar polêmica entre emissoras televisivas, porque TVs abertas entendem que a Sky não pode transmitir seus respectivos sinais digitais.
Pouco mais de um ano e meio após seu lançamento, em São Paulo, a TV digital
é vista por apenas 3% da população brasileira. O sistema está presente em 22 cidades/metrópoles, onde se concentram 53% dos 53,4 milhões de domicílios com TV. Nesses domicílios, vivem 95,2 milhões de pessoas, ou 49,8% da população brasileira.
A Globo é a rede com maior cobertura digital. Seu sinal cobre 46,5% da população, e chega agora à região Norte, a partir da afiliada Televisão Liberal. A Record cobre 22% da população, porém está restrita a cinco capitais (SP, Rio, Belo Horizonte, Goiânia e Aracaju). SBT e Rede TV! cobrem 19,4% da população e a Band, 15,7%.
A TV digital brasileira estreou oficialmente em 2 de dezembro de 2007, com uma
festa para políticos e radiodifusores na Sala São Paulo (centro). Cerca de um ano depois, 0,3% da população tinham acesso ao sinal.
A interatividade, divulgada como principal chamariz do sistema para este semestre, só deve chegar
efetivamente aos televisores em 2010, segundo o Fórum SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital). Ainda de acordo com o órgão, existem 1,6 milhão de receptores de televisão digital no Brasil.

Nenhum comentário:

PAISES VISITANTES

free counters