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segunda-feira, 1 de junho de 2009

NOTEBOOKS DE BAIXO CUSTO

Novo chip para netbooks é aposta dos fabricantes para
oferecer alto desempenho sem comprometer baixo custo









Os fabricantes de computadores esperam reproduzir seu sucesso com os laptops de baixo preço — os chamados ‘‘netbooks’’, que vêm fazendo sucesso entre os usuários domésticos — junto a usuários mais exigentes, como os clientes corporativos.

Esses computadores ultraportáteis, que servem principalmente para acesso à internet e para aplicativos que não requerem recursos gráficos sofisticados, decolaram com força depois de seu lançamento em 2007. Agora, suas vendas devem dobrar para 21 milhões de unidades este ano, mesmo em meio a um mercado de computadores no geral estagnado ou em queda.
Agora, um novo chip da Intel, batizado de ‘‘CULV’’ (sigla para ‘‘consumer ultra-low voltage’’ ou voltagem de consumo ultrabaixo), pretende cobrir a lacuna entre os chips baratos para notebooks e os chips mais poderosos e dispendiosos usados nos computadores tradicionais. No entanto, os laptops com o CULV podem, na verdade, prejudicar a receita do setor de computadores como um todo, se mais consumidores abandonarem os laptops tradicionais, mais caros, e optarem pelos novos modelos, mais baratos, incentivados por uma promessa de desempenho relativamente boa das máquinas.
A incapacidade desses pequenos laptops leves de executar software sofisticado manteve os clientes corporativos afastados, já que a falta de segurança dos dispositivos poderia tornar essas máquinas mais vulneráveis a vírus. O objetivo das empresas fabricantes agora é desenvolver netbooks de baixo custo que sejam aceitáveis para os clientes corporativos, que respondem por metade das aquisições de computadores.
Os netbooks impulsionaram o mercado de computadores portáteis, bem como a disputa dos principais fabricantes pela liderança. Os fabricantes apostam que, com o novo chip os netbooks ocuparão um nicho importante para compradores que querem alto desempenho, mas que também são sensíveis a preços. ‘‘Se a pessoa pode ter máquinas leves e finas, com mais potência e pelo preço regular, quem rejeitaria?’’, foi o que argumentou J. T. Wang, presidente do conselho da Acer, terceira maior fabricante mundial de computadores, quando do lançamento do primeiro laptop com um chip CULV, no mês passado. Ele prevê que os laptops equipados com o CULV respondam por 15% da receita da Acer até o final do ano.
A Asustek, rival da Acer e pioneira nos netbooks (ao lançar o Eee PC), também deve colocar no mercado em breve a sua primeira máquina equipada com o CULV.

FIQUE POR DENTRO
Windows 7 terá três edições para netbooks
Nem todas as seis edições do novo sistema operacional Windows 7 poderão rodar nos netbooks. A Microsoft deverá reduzir a três (Starter, Starter for Small Notebook PC e Basic for Small Notebook PC) as edições para os ultraportáteis. A empresa só venderá as três edições para fabricantes que ofereçam netbooks com telas de, no máximo, 10,2 polegadas e que tenham até 1 GB de memória, 250 GB de disco e processador de até 2 GHz. O Windows 7 deve ser lançado no início do próximo ano.
IMPACTOS

Nova geração mexe com o mercado
A nova geração de netbooks, microcomputadores portáteis menores e mais baratos — mas agora também tão potentes quanto outros notebooks —, pode abalar a estrutura do setor de tecnologia da informação este ano, e tem o potencial de trazer novos concorrentes para um mercado já altamente competitivo.
A canibalização das vendas de laptops pelos netbooks de preço mais baixo é atualmente da ordem de 20%, ‘‘menos do que se especula’’, disse o diretor de vendas da Intel na Europa, durante um evento da empresa. O executivo Christian Morales afirmou que as vendas de netbooks respondiam por 16% das vendas mundiais de laptops e que essa proporção é um pouco mais elevada na Europa Ocidental. No Reino Unido e na Itália, eles talvez respondam por cerca de um quarto das vendas totais de laptops, afirmou o executivo.
A Intel por enquanto vem dominando o mercado dos netbooks com seus processadores ‘‘Atom’’. Muita gente teme que o rápido crescimento desse mercado esteja acontecendo em detrimento dos laptops de preço mais elevado. ‘‘Percebemos certa canibalização do Celeron pelo Atom’’, disse Morales. Ele afirmou que margens de lucro da Intel com o Atom são superiores às que a empresa obtém com o Celeron, muito mais antigo.
Banda larga móvel
O aumento nas vendas de netbooks, nos próximos três a cinco anos, resultará ainda no crescimento da demanda por serviços de banda larga móvel. Segundo estudo feito pela consultoria Pyramid Research, este segmento abrirá novas oportunidades para as operadoras de telefonia móvel. A tendência é de que os usuários passem a conectar-se à internet através da banda larga móvel 3G.
De acordo com o estudo, os netbooks contribuirão para a maior adesão à internet em banda larga nas camadas sociais mais baixas nos países emergentes e se tornarão uma importante fonte de receita para as operadoras, que criarão novos serviços de banda larga. Um desses serviços deve ser a banda larga móvel pré-paga, que já começa a ser oferecida pelas operadoras no Brasil.

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