PESQUISE AQUI

Contador de visitas

sexta-feira, 22 de maio de 2009

PCs ENTRAM NA ONDA DO "TUDO EM UM'

Nova safra de computadores ´tudo-em-um´ dispensa o uso do gabinete e traz economia de espaço com elegância


O MSI AES1900 tem preço mais baixo que os
concorrentes e um consumo de energia 80%
menor que um PC comum






Touchsmart, da HP, e o IdeaCentre, da Lenovo, com tela sensível ao toque, centralizam o entretenimento no lar




Não são nenhuma novidade os computadores com a CPU — a unidade central de processamento, comumente instalada no gabinete do PC — acoplada ao monitor. Há dez anos, a fabricante Apple já seguia essa tendência, ao lançar em 1998 os primeiros computadores iMacs, de design inovador. Mas agora, o consumidor mais atento aos lançamentos da área de tecnologia deve ter notado que está virando moda entre os principais fabricantes os modelos do tipo ‘‘tudo-em-um’’.
Nos últimos tempos, fabricantes como a Sony, HP, Lenovo, MSI, Dell e Acer apresentaram ao mercado seus modelos de computadores sem gabinete, com tudo resumido em um monitor de 20 ou 22 polegadas e um teclado. Este último acessório, por sinal, é apenas um coadjuvante, já que os novos computadores pegam carona em outra tendência recente: as telas sensíveis ao toque, que em muitas situações chegam a dispensar o uso do teclado.






















O uso dos computadores tudo-em-um deve ganhar maior impulso a partir do próximo ano, com a chegada do Windows 7. O novo sistema operacional da Microsoft terá funções que podem ser ativadas pelas telas sensíveis ao toque, uma das principais características que devem fazer parte dos computadores ‘‘tudo-em-um’’ — como já acontece com o modelo TouchSmart, da HP. Enquanto o Windows 7 não chega, o PC da HP usa o Windows Vista Home Premium, sem o recurso, mas dispõe de um software próprio que dá conta dos toques na tela.






















O tudo-em-um da HP — modelo IQ510BR — é mais voltado para o entretenimento. Seu lugar ideal pode ser até a estante na sala de estar das residências. Afinal, com tela sensível ao toque, controle remoto, teclado e mouse sem fio, antena Wi-Fi embutida para acesso à internet sem fio e tela de 22 polegadas, o aparelho atende à função de centro de entretenimento do lar, pronto para exibir fotos, tocar músicas, filmes, conteúdo multimídia da internet e até TV de alta definição. O TouchSmart tem processador Intel Core 2 Duo T5850 (2.16GHz), 4 GB de RAM e disco rígido de 500 GB. O equipamento já é vendido em Fortaleza por R$ 4.999.
Também estiloso e com tela sensível ao toque, mas custando quase a metade do preço do modelo da HP, o Wind Top AE1900 é a opção da MSI que chega ao Brasil no próximo mês. Em comparação com os concorrentes, o AE1900 tem configuração modesta — por isso é apelidado de ‘‘o netbook dos tudo-em-um’’ e se enquadra na nova categoria batizada de ‘‘nettop’’. Ele vem com processador Intel Atom 230, 1GB de RAM, HD de 160 GB, webcam e Wi-Fi embutidos. Completa a configuração o monitor de 18,5’’ de alta definição, também sensível ao toque.
Um ponto de destaque do nettop da MSI, que vai custar R$ 2.699, é seu baixo consumo de energia. O produto consome 50 watts por hora, em condições de performance plena — 80% a menos do que a maioria dos PCs comuns.Na opinião do especialista Rodrigo Franco, que lida com aluguel e manutenção de equipamentos eletrônicos, os computadores ‘‘tudo-em-um’’ são uma tendência, mas ainda estão muito caros. A tendência também é confirmada pelo diretor da MSI no Brasil, Marcelo Martins. ‘‘A MSI considera o mercado de computadores all-in-one como uma importante oportunidade em 2009’’, diz

Nenhum comentário:

PAISES VISITANTES

free counters