PESQUISE AQUI

Contador de visitas

terça-feira, 29 de setembro de 2009

EM 1 ANO, 3,1 MILHÕES PEDIRAM PORTABILIDADE NA TELEFONIA

Desde setembro do ano passado, mais de 3,1 milhões de clientes da telefonia fixa e celular pediram a portabilidade numérica, mecanismo que permite ao assinante manter o número de telefone ao mudar de operadora. Dois terços dos pedidos são de usuários de telefones celulares, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (28) pela ABR Telecom, entidade que administra a portabilidade no Brasil.
Até a meia-noite de domingo (27), foram atendidos os pedidos de 2,35 milhões de pessoas, com a migração de suas linhas para outras operadoras. Desse total, 68% são linhas de telefones móveis, e 32%, de fixos. Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), existem no Brasil cerca de 40 milhões de telefones fixos e 164,5 milhões de celulares.
Como trocar de operadora sem trocar o número
Para pedir a portabilidade, o assinante tem que procurar a operadora para a qual deseja migrar, informando nome completo, número do documento de identidade, endereço completo, número do telefone e nome da operadora de origem.
O cliente terá também que comprovar que é o titular da linha telefônica. A migração só pode ocorrer dentro da mesma modalidade de serviço: celular para celular e de fixo para fixo. Pelas regras, o pedido tem que ser atendido em até cinco dias úteis.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

CONEXÃO 3G MAPEADA

O Tecnoguia traz uma avaliação da qualidade do acesso à internet em banda larga 3G em vários pontos de Fortaleza



Mapear a qualidade da conexão 3G não é tarefa das mais fáceis. Mas esta reportagem assumiu a missão pela necessidade de identificar como está o serviço em Fortaleza. Os bairros Sapiranga, Barra do Ceará, Fátima, Dionísio Torres, Aldeota, Castelão, Meireles e Edson Queiroz foram escolhidos para a verificação da qualidade do acesso à internet através da tecnologia 3G das operadoras de telefonia celular.
Segundo o consultor de Tecnologia do Tecnoguia, Marcos Monteiro, o termo 3G remete à terceira geração de serviços da telefonia celular. Antes disso, a conexão mais rápida era a Edge, que atingia menos de 300 quilobits por segundo (Kbps), se muito, mas era estável. Hoje, as tecnologias 3G permitem às operadoras da rede uma ampla gama de serviços, já que possuem uma capacidade de rede maior por causa de uma melhora na eficiência espectral. Entre os serviços, há a telefonia por voz e a transmissão de dados a longas distâncias, tudo em um ambiente móvel. Normalmente, são fornecidos serviços com taxas de 5 a 10 megabits por segundo (Mbps).
A primeira operadora a oferecer 3G no Brasil foi a Vivo em 2004 com a tecnologia Evolution-Data Optimized ou CDMA 1X-EVDO que atinge velocidades de até 2mb por segundo. No entanto, a cobertura ficou limitada a poucas cidades, nas quais muitas possuíam cobertura parcial (algumas regiões de cada município).
No final de 2007, as operadoras Claro e Telemig celular lançaram suas redes 3G UMTS/HSDPA na freqüência de 850 MHz, antecipando-se ao leilão realizado em dezembro de 2007. Em dezembro de 2007 foi realizado o leilão das faixas de freqüências no Brasil. Dessa forma as três principais operadoras do país Vivo, Claro e TIM conseguiram obter cobertura nacional. A Oi obteve licenças nas regiões I e III, com a compra da BrT (Brasil Telecom), que atuava somente na região II, vai ter cobertura nacional. A Telemig celular e a BRT obtiveram a cobertura em suas respectivas regiões. Nesse mesmo leilão, a operadora CTBC também adquiriu a tecnologia para a sua área de concessão: Triângulo Mineiro e parte dos estados: Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo. A Sercomtel Celular utilizará a tecnologia 3G na freqüência de 850 MHZ, nas cidades de Londrina e Tamarana.Duas operadoras aceitam desafio. Outras duas...
Das quatro operadoras que atendem em Fortaleza, apenas duas aceitaram o desafio: Vivo e OI. A Vivo logo disponibilizou o modem para os testes com plano ilimitado.A OI demorou um pouco, mas acabou concordando. Com a demora, acabamos usando modems que já possuíamos. O plano do equipamento era de 1mbps.
Infelizmente, nem TIM nem Claro enviaram os modems para teste. A Claro, através da assessoria de imprensa, informou que todos os equipamentos estavam emprestados para teste com outras pessoas. As análises foram feitas com equipamento emprestado por um colega da empresa. O plano do equipamento era de 600kbps. Infelizmente só conseguimos o modem faltando dois dias para o fechamento da matéria. Isso impossibilitou testes no Bairro de Fátima.
Já a TIM informou que já estava com os modems e faltavam os chips. Isso duas semanas após o pedido feito pela reportagem. Para o teste com a TIM precisamos utilizar o chip 3G de um dos jornalistas do Portal Verdes Mares. Mesmo assim, não foi possível testá-lo em alguns pontos escolhidos (Barra do Ceará, Bairro de Fátima e Sapiranga).
Os testes
Os modems de Claro, Vivo e OI foram testados pelos jornalistas em todos os locais necessários. Para os testes, usamos o download do game Rise Fall Civilizations at War direto do servidor do Baixaki. Para verificar a velocidade de conexão utilizamos o serviço do RJ Net e também enviamos um email com arquivos de 7MB.
Vivo
Saindo da redação do Diário do Nordeste com o notebook ligado e conectado ao serviço, o jornalista verificou variação da conexão com taxa de transferência oscilando média de 47 kb/s com pico de 75 kb/s. No caminho até o Estádio Castelão a taxa de transferência foi mantida. A oscilação da velocidade da conexão apontava tráfego entre 350 kbps a 880 kbps.
Já no Estádio Castelão verificamos a taxa de transferência do download do game que ficou, em média, em 44 kb/s. A velocidade ficou entre 350 kbps a 850 kbps. E o envio do email levou apenas seis segundos.
Na Aldeota, em frente ao Bosque Eudoro Correia, o envio do email levou 26 segundos. A taxa de transferência do game em média foi de 48 kb/s e a velocidade de conexão ficou entre 385 kbps e 789 kbps.
Na Beira-Mar, no bairro do Meireles, a velocidade de envio do email foi de apenas 10 segundos com média de transferência do download de 47,5 kb/s. E a velocidade ficou entre 300 kbps por 752 kbps.
No Dionísio Torres, a taxa média de transferência para baixar o game, foi de 47 kb/s. A velocidade ficou entre 488 kbps a 899 kbps. A velocidade do envio do email ficou em 24 segundos.
No Bairro de Fátima, a média de taxa de transferência do game foi muito superior até ao Oi/Velox tradicional chegando a uma média de 163 kb/s. A velocidade ficou instável entre 293 kbps a 817 kbps. E o envio do email levou 2min19s.
Na Sapiranga os testes mostraram uma conexão variando entre 259 kbps a 887 kbps. A taxa de download foi muito boa entre 31 kb/s e 45 kb/s. E o envio do email com anexo de 7MB levou 26 segundos.
Na Barra do Ceará, o desempenho do modem 3G da Vivo foi melhor do que o registrado pelo da Oi. Apesar de ainda não apresentar navegabilidade satisfatória. O Gmail, que pela Oi sequer conseguiu ser carregado, abriu e o processo para anexar o arquivo de 3,8 MB durou cerca de 4 minutos. A taxa de transferência de download mostrou-se bem melhor também, com média de 24 kb/seg e picos de 31 kb/seg. As páginas não carregavam com a rapidez verificada pelo modem da Oi em regiões como Dionísio Torres. Em geral, os sites demoravam um pouco para carregar, mas era possível navegar. No entanto, a instabilidade do modem da Vivo mostrou-se maior. Em alguns momentos parecia rápida, em seguida caía.
Por fim, no Edson Queiroz, mais precisamente no Shopping Center Iguatemi, a velocidade média do download foi de 47 kb/s. O envio do email levou 21 segundos. A velocidade de conexão ficou entre 279 kbps e 721 kbps.
OI
O teste foi feito, num primeiro momento, nas dependências do Sistema Verdes Mares, no bairro Dionísio Torres, onde a conexão se mostrou muito boa, com velocidade média de 450 kbps. Ações habituais da maioria dos internautas brasileiros - que ao acessar internet conectam imediatamente Orkut, MSN, Twitter, emails e sites de notícias, tudo ao mesmo tempo - puderam ser realizadas com sucesso. Páginas carregando rapidamente, tudo funcionando perfeitamente até para o internauta mais exigente.
O computador seguiu conectado até o Castelão. Durante todo o percurso a internet manteve-se estável. No posto de gasolina, ao lado do estádio, a conexão teve o melhor desempenho de todo o teste. A velocidade ficou com média de 500 Kbps, chegando a picos de mais de 600 kbps.
No entanto, o maior destaque dos testes feitos com o modem da Oi naquela região foi a velocidade da taxa de transferência de download, bem superior a registrada nos outros pontos da cidade. Enquanto, no Dionísio a taxa variou entre 10 e 20 kb/s. No Castelão, esses números ficaram entre 30 e 38 kb/s.
A taxa de transferência que teve segundo melhor desempenho ocorreu com o modem conectado na Avenida Beira-Mar. Lá, a variação ficou entre 24 e 30 kb/s. Contudo, a velocidade da internet marcou média de 350 kbps, o que derrubou um pouco a qualidade de navegação, mas nada ainda que pudesse, por exemplo, irritar o internauta.
Já na Aldeota, nas mediações do Parque Eudoro Correa, a conexão ficou bastante ruim. Páginas que antes abriram rapidamente passaram a demorar bastante para carregar. Algumas nem carregaram, caso do portal de notícias G1. A velocidade chegou a marcar baixíssimos 77 kbps, com breves momentos de pico de 200 kbps. A taxa de transferência também caiu, mas, curiosamente, não tanto quanto a velocidade, ficou entre 14 e 16 kb/s.
Um ponto que comprova a dificuldade para navegar com o modem naquela região foi para enviar um email com arquivo anexo de 3,8 MB. Esse teste foi realizado em todas as outras regiões. No Castelão e Dinísio Torres, essa ação demorou 3 minutos para ser concluída. Na Beira-Mar, o processo levou um minuto a mais. Na Aldeota, não foi possível realizar o teste. Depois de alguns minutos de espera, um aviso falando da conexão aparecia e pedia para recomeçar o processo. Após tentar realizar esse procedimento por três vezes, sem sucesso, o teste foi suspenso.
No estacionamento do Shopping Center Iguatemi, no Edson Queiroz, foi possível navegar com velocidade mediana com picos de 199 kbps e mínimo de 98 kbps. A taxa de transferência foi entre 18 kb/s e 22 kb/s. Por fim, o envio do email com 3,8 MB levou 3minutos e 24 segundos.
Pior que na Aldeota foi o desempenho da conexão do modem 3G da Oi na Barra do Ceará. A conexão lá é o que podemos chamar de impraticável. Quase nenhuma página tentada (Orkut, Twitter, Gmail, Diário do Nordeste e Globo) chegou a ficar completamente carregada. Quando carregava, caso do Orkut, depois de logar e desistir de permanecer conectado ao site de relacionamentos por conta da péssima navegabilidade, ainda havia a dor de cabeça para deslogar. Tudo bastante lento. Capaz de irritar, e muito, qualquer internauta.O interessante é que os números nem foram os piores registrados. A velocidade ficou entre 200 e 250 kbps, superando o registrado na Aldeota. E o envio do email com anexo de 3,8 MB, que não foi possível lá, deu certo na Barra do Ceará. O Gmail, email usado nos outros testes, não carregou. Mas, numa tentativa pelo Hotmail, o arquivo foi anexado em 5 minutos.
A transferência de download ficou entre 10 e 17 kb/seg. Comparando a taxa de transferência no mesmo computador conectado ao Velox da Oi, no mesmo ambiente, os números mais que dobraram. A taxa de transferência, por exemplo, ficou entre 34 e 40 kb/seg.
Vale ressaltar que todo o processo para abrir as páginas, para enviar o email, para iniciar o download e todo o resto foi um teste de paciência. Não recomendado mesmo para o internauta mais paciente.Na Sapiranga, os testes mostraram um envio de email de 7MB com 26 segundos. A taxa de transferência oscilou entre 18 kb/s e 27 kb/s. A velocidade foi de fracos 67 kbps a 188 kbps.
Por fim, no Bairro de Fátima, verificamos que a velocidade de download do game Rise&Fall teve média de 10,5 kb/s com pico de 31 kb/s e pior índice marcando 8,65 kb/s. A velocidade de envio do email de 3,75 MB foi de 3min40s. A velocidade de conexão foi muito baixa variando entre 18 kbps a 68 kbps.
TIM
O teste foi prejudicado pela falta de um modem. Só tínhamos o chip 3G. Logo, o teste foi apenas com o N95 da Nokia. Desta forma, não foi possível fazer o teste nos bairros de Fátima, Barra do Ceará e Sapiranga. Os testes com a conexão móvel da Tim mostraram que a operadora ainda tem que evoluir bastante em seu serviço. De longe, foi a pior na nossa avaliação. Talvez prevendo isso, a Tim negou-se a disponibilizar um chip 3G para teste.
A solução encontrada foi a utilização de um chip de um nossos jornalistas, que tinha velocidade limitada a 300k. No entanto, em momento algum essa velocidade superou 100k. Uma decepção. A maior velocidade apresentada foi na Aldeota, no Bosque Eudoro Correia (em frente ao hospital militar), quando a conexão variou entre 80 e 95 kbit/seg. Noutros pontos, a velocidade caiu bastante, ficando entre 18 kbit/seg (no Iguatemi) e 65 kbit/seg (na redação). Houve ainda instabilidade na conexão no bairro Castelão. Não é impossível navegar pela Tim, mas é necessário ter muito mais paciência do que com a concorrência.
Claro
Realizando com o modem 3G da Claro o mesmo percurso de carro com os equipamentos da Vivo, OI e (em alguns pontos) também da TIM, pode-se afirmar que há uma grande diferença nas conexões. Enquanto a conexão da OI mostrou-se rápida e estável, a internet com a Claro apresentou-se muito lenta e instável.No trajeto, que compreendeu Castelão, Iguatemi, Parque Eudoro Corrêa e a Beira-Mar, a internet esteve péssima em alguns momentos e regular em outros. Em nenhum momento a navegação fluiu tão bem como nos modems da OI e Vivo.
Os piores desempenhos foram no Dionísio Torres e Castelão. No Dionísio Torres quase nenhuma página conseguiu carregar completamente. Não houve paciência para esperar tanto. Nada de Orkut, Twitter, MSN e G1. Não deu para navegar em cada um individualmente, muito menos ao mesmo tempo, como foi possível com a OI e Vivo. No trajeto até o Castelão, a conexão chegou a cair algumas vezes.
No Castelão, a navegação melhorou um pouco, apesar de ainda se manter muito ruim. A velocidade registrada variou entre 250 e 290. No entanto, a surpresa foi a taxa de transferência de download, que ficou bastante alta: média de 42 kb/seg. Maior do que a mais alta registrada pelo modem da OI (variação entre 30 e 38, também no Castelão) e menor que a da Vivo 44 kb/s (em média).
A taxa de transferência de downloads, aliás, foi o maior destaque do modem da Claro. Todos números registrados foram bem superiores do que os registrados pela OI, por exemplo. Grande destaque para a Barra do Ceará, onde a OI teve pior desempenho. Lá, a Claro registrou taxa de transferência com média de 70 kb/seg e picos de 87 kb/seg. Na região oeste da cidade, o modem teve o melhor desempenho de todos. Nem parecia o mesmo testado, mais cedo, nos outros pontos da cidade. A velocidade ficou com média de 640 kbps. O arquivo de 3,8 MB foi anexado em 3 minutos.
A região da Beira-Mar foi onde a Claro obteve o segundo melhor desempenho. A velocidade variou entre 630 e 680kbps, apesar disso a navegação não fluiu tão bem quanto na Barra do Ceará. A taxa de transferência também foi alta, média de 50 kb/seg. O email demorou seis minutos para ser enviado.
Nem tão ruim quanto no Castelão e Dionísio Torres ou melhor do que na Avenida Beira-Mar e na Barra do Ceará, foi o desempenho no Iguatemi e no Parque Eudoro Corrêa. No Iguatemi, a navegação ganhou um pouco de qualidade se comparada ao Castelão, local visitado antes no roteiro, mas ainda exigiu do internauta paciência. As páginas carregavam com demora. No Eudoro Corrêa o desempenho foi parecido, velocidade média de 600 kbps, mas qualidade da navegação ruim. Nos dois lugares, não foi possível enviar o email com o arquivo de 3,8 MB. Depois de 8 minutos de espera e de verificar que o processo ainda nem tinha chegado à metade, a tarefa foi abortada.
Na Sapiranga, o desempenho do modem da Claro foi muito ruim. Muito difícil navegar em mais de um site ao mesmo tempo. A velocidade oscilou baixa. No entanto, o envio de email com 7MB anexado levou apenas 41 segundos. A taxa de transferência ficou entre 4,49 kb/s por 4,99 kb/s. E a velocidade ficou entre 17 e 58 (tão ruim quanto o discado).
SOLUÇÃO À MÃO
Conexão agrada mais no celular
Além de permitir o acesso à internet em computadores de mesa e notebooks, a tecnologia 3G também leva a banda larga aos aparelhos celulares. No teste com este tipo de aparelho (um Nokia N95), a velocidade da conexão pela rede da Oi ficou estável durante todo o percurso entre os oito bairros visitados pela reportagem. A média foi de 500 Kbps, o que, para um celular, é bastante aceitável.
Seja no Castelão, Iguatemi, Beira-Mar, Aldeota ou no trajeto entre esses locais, arquivos ou fotos de cerca de 500 KB abriram sempre dentro de 10 e 20 segundos. Se esta conexão não pode ser comparada à uma banda larga, navegar pela Oi pareceu algo bastante viável.
Os testes com a conexão móvel da TIM mostraram que a operadora ainda tem que evoluir bastante em seu serviço. De longe, foi a pior na avaliação. Talvez, prevendo isso, a empresa não disponibilizou um chip 3G para teste.
A solução encontrada foi a utilização de um chip de um dos jornalistas, que tinha velocidade limitada a 300 Kbps. No entanto, em momento algum essa velocidade superou 100 Kbps. Uma decepção.
A maior velocidade apresentada foi na Aldeota, quando a conexão variou entre 80 e 95 Kbps. Em outros pontos, a velocidade caiu bastante, ficando entre 18 Kbps (no Iguatemi) e 65 Kbps (no Dionísio Torres). Houve ainda instabilidade no bairro Castelão. Não é impossível navegar pela TIM, mas é necessário ter paciência.
O teste com a Vivo mostrou alta velocidade no Dionísio Torres, onde foi feita a verificação. Já o desempenho do chip 3G da Claro no celular foi bem melhor. A conexão mostrou-se boa em vários locais, sem instabilidade. Todos os sites acessados (Diário do Nordeste, G1, Orkut, Gmail, Twitter) tiveram suas páginas carregadas rapidamente. E-mails e recados foram postados num tempo aceitável (cerca de 7 segundos). A região do Iguatemi foi onde a navegação no celular caiu um pouco, por alguns instantes. No geral, manteve-se estável.

PAISES VISITANTES

free counters