PESQUISE AQUI

Contador de visitas

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

"SEXO" É 4º TERMO MAIS BUSCADO POR CRIANÇAS NAS INTERNET

Crianças estão usando a Internet para ver vídeos no YouTube, se conectarem com amigos em redes sociais e fazer buscas com as palavras sexo e pornografia, afirmou uma pesquisa divulgada esta semana.
A companhia de segurança de computadores Symantec Corp identificou os 100 principais termos de buscas realizadas entre fevereiro e julho por meio do serviço de segurança familiar OnlineFamily.Norton, que monitora o uso da Internet por crianças e adolescentes.
A companhia descobriu que o termo mais popular de busca nessa faixa de público foi YouTube, site de vídeos do Google. A estrela da Internet Fred Figglehorn, personagem de ficção cujos vídeos no YouTube são populares entre crianças, aparece na nona posição entre as principais pesquisas online.
O Google é o segundo termo mais popular e o Yahoo aparece na sétima posição. Enquanto isso, o site de redes sociais Facebook ficou em terceiro e o MySpace em quinto.
Mas as palavras "sex" e "porn" também entraram na lista dos 10 termos mais pesquisados, aparecendo nas quarta e sexta posições, respectivamente.

Outros termos populares incluem Michael Jackson, eBay, Wikipedia, a atriz Miley Cyrus, que interpreta a personagem Hannah Montana em um seriado da Disney, Taylor Swift, Webkinz, Club Penguin, e a música "Boom Boom Pow", da banda Black Eyed Peas.
A representante da Symantec para segurança na Internet, Marian Merritt, afirmou que a lista mostra que os pais precisam ter consciência sobre o que seus filhos estão fazendo online.
"Também ajuda a identificar momentos em que os pais devem falar com seus filhos sobre comportamento apropriado na Internet e outras questões relacionadas à vida online de suas crianças", afirma ela em comunicado da empresa.
A lista foi produzida depois que a Symantec avaliou 3,5 milhões de pesquisas feitas pela ferramenta OnlineFamily.Norton, que permite que os pais vejam o que crianças estão pesquisando e com quem estão falando em mensagens instantâneas e que redes sociais estão usando.

MICROSOFT PLANEJA PARCERIA COM NOKIA EM PACOTE OFFICE

A Microsoft anuncia nesta quarta-feira uma parceria com a Nokia que provavelmente vai revelar planos para tornar o pacote de aplicativos Office disponível em aparelhos da maior fabricante de celulares do mundo.

A Microsoft, maior companhia de software do mundo, está pronta para lançar a mais recente versão do Office no ano que vem, incluindo uma versão online que permitirá aos usuários acessar os programas Word, Excel e PowerPoint pela Internet.A iniciativa contraria a recente entrada do Google no mercado de software, oferecendo versões online gratuitas de editor de texto, calendário e aplicativos de email.
A Microsoft se recusou a comentar sobre a parceria, a ser anunciada na manhã desta quarta-feira, mas uma fonte da indústria confirmou que a iniciativa está relacionada ao pacote Office.O anúncio deve ser feito por Stephen Elop, diretor da divisão empresarial da Microsoft, responsável pelo Office, e por Kai Oistamo, vice-presidente-executivo da Nokia Devices.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

SONDAS PODERÃO TROCAR DE HARDWARE NO ESPAÇO

No universo das máquinas espaciais, um upgrade em plena missão era algo inalcançável até o prenúncio do “laptop voador”, uma sonda do pesquisador Toshinori Kuwahara, da Universidade de Stuttgart, na Alemanha.
A sonda, ou “embarcação”, deve ser uma espécie de sistema hospedeiro de câmeras, receptores de GPS, localizadores de estrelas, radares, imageadores multiespectrais e infravemelhos termais.

Por meio do invento, segundo o cientista do Instituto de Sistemas Espaciais da instituição de ensino, será possível reconfigurar inteiramente o hardware quando ele estiver no espaço.
O diferencial é que será construído com o melhor microprocessador possível para multitarefas, usando microchips chamados de field programmable gate array (FPGA), segundo a descrição do projeto, que foi reproduzido pela New Scientist.
Os circuitos FPGA devem ganhar uma proteção especial contra partículas de raios cósmicos que podem interferir nos dados digitais e causar erros de programação.
A nova sonda, que tem previsão de lançamento para 2012, segundo o criador, deve servir para várias pesquisas ao mesmo tempo, diminuindo os custos das missões. As máquinas convencionais costumam fazer uma ou duas operações.

PACIENTE AMERICANA JÁ USA MARCAPASSO SEM FIO

Monitor cardíaco: nova tecnologia deve se tornar padrão para os marcapassos.

Carol Kasyjanski se tornou a primeira paciente americana a receber um marcapasso sem fio que permite que seu médico acompanhe de longe, e via internet, o funcionamento de seu coração.
Quando Kasyjanski for ao St. Francis Hospital, em Roslyn, Nova York, para seus exames de rotina, cerca de 90% do trabalho já terá sido realizado, porque seu médico poderá usar o computador para receber a maior parte das informações de que necessita sobre a paciente.
Três semanas atrás, Kasyjanski, 61, se tornou a primeira pessoa dos Estados Unidos a receber um marcapasso com um sistema sem fio de monitoração doméstica que transmite informações a seu médico via internet.
Kasyjanski, que sofre de um problema cardíaco severo há mais de 20 anos, diz que o aparelho renovou sua confiança e a revitalizou. Em caso de defeito ou paralisação no trabalho de seu marcapasso, só uma intervenção imediata poderá salvar sua vida.
O Dr. Steven Greenberg, diretor do centro de arritmia cardíaca e marcapassos do St. Francis Hospital, disse que a nova tecnologia o ajuda a tratar melhor seus pacientes e provavelmente se tornará o padrão para os marcapassos.
Ele afirmou que o servidor e o monitor remoto se comunicam pelo menos uma vez por dia para a transferência de todas as informações relevantes e para informar médico e paciente caso haja algo de anormal.
"Se houver alguma coisa de anormal, o monitor convocará o médico responsável às duas da manhã, em caso de necessidade", afirmou Greenberg.
O marcapasso sem fio, fabricado pela St. Jude Medical, recebeu aprovação das autoridades de saúde dos EUA em julho.
"É uma tremenda conveniência para o paciente, comparado a fazer um telefonema ao médico", disse.
"Em escala mais ampla, isso aumenta nossa chance de descobrir e avaliar problemas com os marcapassos e alguns distúrbios rítmicos que podem ser perigosos ou ameaçar a vida, e de maneira que antes não seria possível."

ATAQUE A SITES REVELAM VULNERABILIDADE DA WEB

Casos recentes mostram que confiar totalmente nos serviços online pode trazer prejuízos ao usuário
Falhas no serviço de banda larga Velox em Fortaleza, site de microblogs Twitter fora do ar, rede social Facebook com acesso prejudicado, serviço de correio eletrônico Gmail inacessível... Essa lista de problemas recentes - os três últimos foram registrados na semana passada - afetaram, em níveis diversos, a rotina de milhões de pessoas que costumam acessar ou dependem do acesso à internet e de seus serviços diariamente. Mais do que uma interrupção temporária, a série de "apagões" digitais joga uma luz de alerta sobre o quanto temos nos tornado dependentes - até mesmo sem darmos conta - de que tudo deve funcionar bem no mundo virtual para não termos atropelos no mundo real.
Na última quinta-feira, foi também a vez do Gmail deixar seus usuários - que são mais de 113 milhões em todo o mundo, segundo a comScore - sem enviar ou receber e-mails durante cerca de 30 minutos. De outubro do ano passado até hoje, o serviço de correio eletrônico do Google já ficou indisponível para seus usuários em pelo menos oito ocasiões. A maior interrupção se deu entre 23 e 24 de fevereiro deste ano, quando o Gmail ficou fora do ar para todos os seus 113 milhões de usuários por cerca de três horas. Para quem usa o serviço em suas atividades profissionais, interrupções como essa podem causar até prejuízos financeiros.
Incentivo à dependência
Somam-se às reclamações de usuários sobre a indisponibilidade temporária do acesso aos e-mails, os relatos de usuários do Gmail que garantem já ter perdido todas as mensagens da sua caixa de entrada de forma inexplicável. Esse potencial de perda tem sido amplificado com o crescente espaço de armazenamento que os serviços online oferecem. No caso do Gmail, são mais de 7,3 Gigabytes à disposição de quem confia ao Google todas as suas informações, entre mensagens e arquivos anexos. A empresa, inclusive, incentiva essa "comodidade" na página inicial do Gmail, ao propagar que "você nunca mais vai precisar excluir outra mensagem".
Um fato emblemático de como o usuário pode ser pego de surpresa e frustrar-se com a interrupção dos serviços dos quais depende no dia a dia aconteceu na semana passada. Ao ficar sem acesso ao Gmail, muitos usuários procuraram manifestar a frustração reclamando do Google em suas páginas no Twitter. Mas, para sua surpresa, ele também estava fora do ar.
No site que relata o estado do Twitter na web (status.twitter.com), uma mensagem avisava que o serviço estava sendo alvo de ataques do tipo "negação de serviço". Esse tipo de ataque, por parte de algum cracker (hacker mal intencionado), sobrecarrega o servidor do site com um grande número de acessos com a finalidade de tirá-lo do ar. A rede social Facebook, com mais de 250 milhões de usuários em todo o mundo, também foi vítima dos ataques e engrossou o contingente de usuários desconectados.
Depois do "blecaute", a insatisfação de muita gente estava lá exposta nas páginas do Twitter. "Não aguento mais ver essa mensagem ´Ops... Ocorreu um erro de servidor e seu e-mail não foi enviado´", desabafou o estudante baiano Ugo Barbosa de Mello. Mas o problema não era sentido somente no Brasil. "O Twitter quebrado não é problema para mim. O Facebook está instável, sem problema, mas o Gmail também!?!?", reclamou o usuário Dustin Shey, do Irã. No Quênia, a advogada e ativista Ory Okolloh também reclamava do seu dia improdutivo sem o serviço de e-mail. "O Gmail está recusando anexar meus documentos. Eu já estava tendo um dia de baixa produtividade, não preciso disso", escreveu. Já o webdesigner cearense Adriano Macêdo gostou de experimentar o dia atípico na internet. "Como o dia de trabalho foi mais proveitoso sem o Twitter. Deveria cair mais vezes", escreveu, por ironia, no Twitter.
FIQUE POR DENTRO
Como aconteceram os ataques aos sites
O ataque de "negação de serviço" (DoS - Denial of Service)que tirou de operação na semana passada sites como o Twitter, Facebook e Live Journal, consiste em fazer com que os PCs zumbis (máquinas infectadas e sob comando de algum cracker, um hacker do mal) se preparem para acessar no mesmo instante um determinado recurso em um determinado servidor. Como os servidores possuem um número limitado de usuários que pode atender simultaneamente ("slots"), o grande e repentino número de requisições de acesso esgota esse número de slot, fazendo com que o servidor não seja capaz de atender a mais nenhum pedido. Dependendo do recurso atacado, o servidor pode chegar a reiniciar ou até mesmo ficar travado.


quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Operadora de TV paga vai pegar sinal aberto digital, diz coluna

A alta definição dos canais abertos TV digital brasileira vai integrar o pacote de canais da antena Sky, o que representa um marco na história da operadora, que é a segunda maior do país.
A informação está na coluna Outro Canal, assinada pelo jornalista Daniel Castro, desta quinta-feira (6). A
íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL.
De acordo com a coluna, como o sinal da Sky trafega via satélite, a operadora não tem obrigação de carregar as emissoras abertas. No entanto, 67% dos assinantes de TV paga assistem a canais abertos.
A partir da semana que vem, a Sky vai oferecer uma caixa para conexão com o decodificador HD, cuja função será captar todos os sinais digitais da região. O espectador poderá assistir, por exemplo, a novela das oito em alta definição.
Segundo o colunista, o serviço deve gerar polêmica entre emissoras televisivas, porque TVs abertas entendem que a Sky não pode transmitir seus respectivos sinais digitais.
Pouco mais de um ano e meio após seu lançamento, em São Paulo, a TV digital
é vista por apenas 3% da população brasileira. O sistema está presente em 22 cidades/metrópoles, onde se concentram 53% dos 53,4 milhões de domicílios com TV. Nesses domicílios, vivem 95,2 milhões de pessoas, ou 49,8% da população brasileira.
A Globo é a rede com maior cobertura digital. Seu sinal cobre 46,5% da população, e chega agora à região Norte, a partir da afiliada Televisão Liberal. A Record cobre 22% da população, porém está restrita a cinco capitais (SP, Rio, Belo Horizonte, Goiânia e Aracaju). SBT e Rede TV! cobrem 19,4% da população e a Band, 15,7%.
A TV digital brasileira estreou oficialmente em 2 de dezembro de 2007, com uma
festa para políticos e radiodifusores na Sala São Paulo (centro). Cerca de um ano depois, 0,3% da população tinham acesso ao sinal.
A interatividade, divulgada como principal chamariz do sistema para este semestre, só deve chegar
efetivamente aos televisores em 2010, segundo o Fórum SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital). Ainda de acordo com o órgão, existem 1,6 milhão de receptores de televisão digital no Brasil.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

EMPRESA NORDESTINA CRIA LEITOR ELETRONICO

A Mix Tecnologia criou um leitor eletrônico de livros semelhante ao Kindle, com ferramenta educacional incorporada
É nordestino o primeiro aparelho nacional leitor de livros em formato eletrônico — semelhante ao Kindle, lançado pela Amazon nos Estados Unidos — com patente requerida no segmento de e-readers e tecnologia de software 100% nacional. O aparelho, batizado de Mix Leitor D, foi criado pela empresa pernambucana Mix Tecnologia em parceria com a editora Carpe Diem Edições e Produções.
Com software voltado para a realidade do país, onde 65% dos municípios não possuem livrarias, o aparelho permitirá que seus usuários façam download livremente de obras públicas disponíveis na internet – além dos livros vendidos em seu próprio portal, como já fazem os dispositivos que seguem a linha do Kindle.
Os primeiros aparelhos Mix Leitor D deverão ser comercializados a partir de junho do próximo ano. As dimensões do equipamento serão de 10cm x 15cm. A tela, de seis polegadas, conta com a mesma tecnologia utilizada no Kindle, chamada de “E-ink”, cuja luminosidade não encandeia o leitor, tornando a leitura confortável em qualquer ambiente, e ainda tem baixo consumo de energia da bateria. A empresa prevê o lançamento de dois modelos para o Mix Leitor D, um básico e um “premium”, com preços de R$ 650 e R$ 1.100, respectivamente. O modelo básico terá capacidade de armazenamento de 1 GB, capaz de guardar mais de 300 livros. Já o modelo premium poderá armazenar até 1.500 livros em seus 4 GB de memória.
Os formatos de arquivos aceitos pelo dispositivo são o BBeB Book, TXT, RTF, PDF e DOC, bem como o formato proprietário da própria Mix Tecnologia, baseado em hipertexto. O aparelho também reproduz arquivos de áudio em MP3 e imagens JPG, GIF, PNG e BMP.
É essa praticidade, de poder ter à mão um aparelho portátil e de pouca espessura que abriga centenas de livros, um dos atrativos que têm tornado os leitores eletrônicos um sucesso. Outra vantagem desse tipo de produto é dar ao usuário a comodidade de comprar lançamentos editoriais com apenas alguns cliques no aparelho, sem a necessidade de sair de casa e ir até uma livraria de verdade. A Carpe Diem já vem negociando, junto a algumas editoras, o fornecimento de conteúdo para o Mix Leitor D.
Para Antônio Campos, da Carpe Diem, a revolução eletrônica literária não vai, necessariamente, decretar o fim do livro em papel tal como o conhecemos. “O livro eletrônico e o livro de papel vão conviver sempre. São livros. Apenas o suporte é diferente”, opina Campos. “Os livros eletrônicos são uma tendência sem volta e em curva ascendente. Precisamos tentar conciliar a cadeia produtiva do livro, os direitos autorais e o mercado no mundo digital, que cresce em progressão geométrica”, emenda.





DIFERENCIAL
Aparelho oferece recurso educacionalAssim como aconteceu com o aparelho de música iPod, da Apple, que revolucionou o mercado musical com praticidades semelhantes, quem puxa esse princípio de revolução no segmento editorial é o Kindle, lançado em 2007 pela loja virtual Amazon.
Na esteira do sucesso de aparelhos como o iPod e o Kindle, que se tornaram ícones de seus segmentos, surgem no mercado os chamados “clones”, produtos semelhantes de outras marcas. É o caso de modelos como o E-reader Book, que será lançado este ano no Brasil pela Braview, além do próprio Mix Leitor. Geralmente, esses aparelhos são adquiridos pré-fabricados na China ou Taiwan e adaptados localmente.
Mas o diferencial do Mix Leitor é o viés educacional. O dispositivo virá com o Interquiz, uma ferramenta que fornece ao usuário perguntas, respostas e comentários sobre o assunto que está sendo consultado. É este justamente o valor agregado do produto com patente requerida. Justifica-se: o Brasil é hoje o maior mercado consumidor de livros didáticos do mundo. “Esta funcionalidade educacional é o principal diferencial de valor agregado do Mix Leitor D, que pretende ser uma ferramenta de democratização da informação e do conhecimento”, afirmam Murilo Marinho e Diego Mello, da Mix Tecnologia.
Questionado se o produto não seria só mais um clone do Kindle, o gerente de produtos Diego Mello diz que ele foi pensado como um aparelho novo, com funcionalidades inéditas e cita as ferramentas educacionais e o teclado Interquiz.
As patentes para o protótipo do Mix Leitor D já foram solicitadas junto ao European Patent Office e a outros órgãos. Atualmente, os principais produtos similares no mercado internacional permitem apenas a compra de obras em seus portais próprios e, ainda assim, cada obra adquirida serve apenas à leitura no equipamento individual, não podendo ser partilhada entre usuários. Além do mais, esses equipamentos, como o Kindle, ainda não são disponibilizados comercialmente no Brasil. Daí a boa expectativa por uma solução como a que é prometida pela empresa pernambucana.

PAISES VISITANTES

free counters